SOBRE CABEDELO


VISTA AÉREA
Cabedelo - PB - UM PEQUENO CABO - (Foto: Internet).


APRESENTAÇÃO:


Cabedelo é um Município localizado no Estado da Paraíba, Brasil. Tem uma área de 31,42 km², tendo uma forma singular, com 18 km de extensão por 3 km de largura. 

• Aniversário: 12 de dezembro;
• Fundação: 12 de dezembro de 1956;
• Gentílico: Cabedelense;
• Lema: Urbs Nescia Vinci: A cidade que não sabe ser vencida;
• Estado: Paraíba;
• Mesorregião: Zona da Mata Paraibana;
• Microrregião: João Pessoa;
• Municípios Limítrofes: João Pessoa, Santa Rita e Lucena.


CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS:

• Área: 31,265 km²;
• Densidade: 1.695,7 hab./km²;
• Clima: Tropical (Quente e úmido);
• Fuso Horário: UTC -3.


HISTÓRIA:

Fundada em fins do século XVI, na década de 1580, quando se edificou Cabedelo, este pertencia ao município de João Pessoa. Através da Lei nº 283, de 17 de março de 1908, teve autonomia, ficando o povoado elevado à vila. Perdeu os foros de vila e município, por Lei Estadual nº 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da Capital. Em divisão administrativa de 1933 voltava a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual nº 1631 de 12 de dezembro de 1956 mais uma vez voltava CABEDELO à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal cria a Comarca, por desmembramento da Capital, cuja instalação do novo município estava prevista para 04 de abril de 1959 sendo, contudo instalado a 31 de janeiro de 1957.

É uma cidade que faz parte da região metropolitana de João Pessoa, mas que tem uma personalidade própria e encantadoramente discreta. CABEDELO é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “pequeno cabo”. O Porto de CABEDELO é a grande entrada e saída comercial do Estado. Lugar de história rica, CABEDELO é cheia de momentos importantes na vida paraibana e nacional.


GENERALIDADES:

• Clima: Quente e úmido, com máxima de 35ºC, e mínima de 22ºC. As chuvas começam geralmente em abril, e terminam em julho.
• Vegetação: Mata Atlântica, coqueirais e manguezais.


CULTURA:

Suas tradições já alcançaram outros continentes e suas estórias e seu folclore divertem e emocionam todas as gerações. Suas festas tradicionais levam verdadeiras multidões às ruas como as Festividades Juninas e a já tão consagrada Paixão de Cristo que é encenada há vários anos na Fortaleza de Santa Catarina, reconhecida como o segundo maior evento teatral ao ar livre do país. Nosso carnaval é animado e nossas danças típicas se mantêm vivas ao longo dos anos. Ano após ano, geração após geração nosso acervo intelectual e espiritual enriquece, quebrando barreiras inimagináveis.

Perdurando entre estes e tantos outros exemplos, CABEDELO se solidifica no contexto cultural do estado e até do nordeste abrilhantando ainda mais a cultura geral do país, enchendo de orgulho todos os cidadãos desta terra.


GEOGRAFIA:

O município está localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano (93). Possuindo aproximadamente 15 Km de costa, onde praias urbanizadas intercalam e configuram uma das orlas marítimas mais bonitas e preservadas do estado. Tendo ainda, toda costa estuário do rio Paraíba, onde parte destas praias se encontra em áreas de mangues.


ESPAÇO URBANO:

O espaço urbano do município de CABEDELO encontra-se subdividido em 05 setores. Inicialmente, esse espaço era estruturado pelo centro, em torno da Fortaleza de Santa Catarina (séc. XVII), encaminhando-se para o bairro de Ponta de Mattos, por volta do século XVIII. O Espaço Urbano de CABEDELO só veio a sofrer grandes alterações por volta da década de cinquenta, com os primeiros loteamentos aprovados. Passando o município a crescer rumo às praias do sul, tendo na década de oitenta a aprovação do loteamento Intermares. Desde a criação do município até os anos 80, a tipologia das edificações era dominantemente unifamiliar com dois pavimentos. A partir da construção da Via Litorânea, houve a implementação de uma legislação urbana mais restritiva na Capital. O perfil da ocupação do espaço urbano em CABEDELO começou a se modificar a partir dos anos 80, passando a predominar a verticalização das construções principalmente nas praias do litoral norte, com detalhe especial para o loteamento Intermares.


MEIO AMBIENTE:

Raro ver uma cidade de dimensões modestas como CABEDELO dar tanta importância à natureza. As belezas naturais que aqui se veem são riquíssimas. Rio, mar, mata, restinga, mangue, entre tantos outros fazem de CABEDELO um local realmente especial.

A fauna desta pequena cidade é surpreendentemente fabulosa, principalmente a marinha. Aqui podem ser encontrados vários ecossistemas co-existindo em harmonia. Temos reservas marinhas, Mata Atlântica, barreiras de corais e, tudo isso, ainda muito bem conservado. CABEDELO é a cidade onde a vida encontrou repouso.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo